Parece ficção científica, mas a tecnologia que faz com que prédios fechem suas próprias rachaduras já existe.
Segundo a matéria publicada no portal da BBC e garimpada pelo Blog Planejamento, uma publicação da Consultoria Vrplan – Orçamento, planejamento e gerenciamento de Obras, o bioconcreto é mais que inspirado na natureza, é feito dela.
A matéria anuncia que os pesquisadores e cientistas holandeses que inventaram o material afirmam que o mesmo é literalmente vivo, capaz de regenerar construções desgastadas. As propriedades extraordinárias do material se devem à presença de bactérias.
O bioconcreto é feito da mistura do concreto tradicional, com colônias de uma determinada bactéria que podem sobreviver mais de 200 anos. Essa bactéria é a mesma que habita ambientes como vulcões ativos. Para alimentar as bactérias é acrescentado uma substância chamada lactato de cálcio.
O modo de agir do concreto vivo é simples: as bactérias que vivem no material, ao surgir as rachaduras, ficam expostas aos elementos físicos, como a água, e ao ter o contato com a umidade, acordam e começam a consumir o lactato de cálcio, e como produto da digestão, produzem calcário, e fecham as rachaduras em no máximo 3 semanas.
Com essa descoberta será capaz de economizar milhões de dólares na manutenção de estruturas como paredes, edifícios, pontes ou barragens.
Leia o texto na íntegra: http://goo.gl/VtNFd4
Edifício Prime Office Park
Rua Adib Auada, 35 - Conjunto 407 - Bloco B
Granja Viana - Cotia/SP - CEP. 06710-700
55+ 11 5555-2275
55+ 11 94207-1717